Edital de chamada de trabalhos

Os trabalhos científicos serão recebidos inicialmente na forma de resumo expandido, conforme normas abaixo, devendo os trabalhos aprovados serem submetidos posteriormente no formato de artigo completo.

.

Todos deverão ter pertinência temática com algum dos seguintes eixos temáticos:

.

1) Biodiversidade, espaços protegidos e povos tradicionais

2) Natureza, povos e sociedade de risco

3) Indígenas, Quilombolas e outros povos tradicionais

4) Natureza e povos nas constituições latino-americanas

5) Mulheres e conflitos socioambientais

6) Rupturas democráticas e retrocessos socioambientais

.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

.

I) Os resumos deverão indicar objetivos, métodos, resultados (ainda que parciais) da pesquisa e referências.

.

II) Os resumos submetidos deverão possuir entre 1.000 a 1.400 palavras (não considerando as referências), devendo os arquivos serem apresentados em formato .doc ou .docx, em tamanho A4, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo de texto tamanho 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, espaçamento entrelinhas de 1,5 pontos, margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm; as referências devem ser realizadas pelo sistema autor/data;

.

III) Deverão ser submetidos dois arquivos neste formulário, um deles com identificação de autoria e outro anônimo, para que seja submetido à avaliação pelo duplo cego (double-blind review).

.

IV) Os resumos identificados deverão conter o título do resumo, indicação de autoria (com vínculo institucional e endereço de correio eletrônico em rodapé), texto do resumo e referências.

.

V) Os resumos deverão ser submetidos em língua portuguesa, com sua respectiva tradução para outra língua de livre escolha, devendo ser observada para a tradução a mesma estrutura do resumo em língua portuguesa (título, autoria, texto do resumo).

.

VI) Os resumos que forem aprovados serão publicados em cadernos de resumos com ISSN, estando aptos para apresentação oral no evento e apresentação do artigo completo, cujas normas a serem observadas serão disponibilizadas quando da divulgação da lista de resumos aceitos.

.

VII) A apresentação do artigo científico completo será requisito para sua apresentação oral no evento, assim como esta será requisito para a publicação dos artigos completos, no formato de livros com ISBN.

.

VIII) Será permitida coautoria, com no máximo três pessoas por resumo e artigo científico, não havendo distinções entre autoria e coautoria.

.

IX) Cada autor/a poderá enviar no máximo dois resumos ao evento, não sendo aplicável tais limitações para orientadores/as, cuja vinculação de orientação deve estar regularmente cadastrada no currículo lattes.

.

X) Todos/as os/as autores/as e/ou coautores/as que tiverem seus trabalhos aprovados deverão efetuar individualmente sua inscrição no evento, através de sistema disponível nesta página.

.

DATAS E PRAZOS

.

I) Os resumos serão recebidos até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 7 de abril de 2019 (prazo improrrogável).

Em virtude de problemas técnicos no sistema de submissão, verificado nas últimas horas do prazo acima indicado, abre-se um prazo suplementar para o envio de resumos, até às 23h59 de 10 de abril de 2019 (quarta-feira).

.

II) O resultado da avaliação dos resumos será publicado no dia 12 de abril de 2019, no endereço www.direitosocioambiental.org, oportunidade em que será aberto o prazo para envio dos artigos completos.

Em virtude do prazo suplementar que foi concedido, assim como pelo grande número de trabalhos que recebemos, o resultado das avaliações deverá ser publicado no dia 20 de abril de 2019.

.

III) Os artigos completos deverão ser enviados até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio de 2019 (prazo improrrogável).

.

IV) A não observância dos prazos acima acarretará na eliminação do trabalho, sem a possibilidade de sua publicação nos registros do evento e sua comunicação oral nos Grupos de Trabalho.

.