Chamada de resumos: A questão socioambiental nos 200 anos do Brasil

De uma maneira peculiar e continuísta, em 7 de setembro de 1822, o Brasil se declara independente de Portugal. Decidida dias antes, em uma reunião liderada pela mulher que ocupava a regência do reino, o brado supostamente retumbante foi vocalizado pelo filho do rei lusitano, às margens de um rio paulistano, após um mensageiro entregar-lhe um bilhete com o recado.

Esse fato teve consequências diretas nos processos de colonização, que desde de mais de 300 anos antes desse fato se estabeleceram nessas terras. Por tais processos, os povos invasores, juntamente com aquela que se formou como sociedade nacional brasileira, avançaram (e continuam avançando) sobre o natureza e os povos que nela vivem.

A partir do campo jurídico, mas numa perspectiva transdisciplinar (especialmente com as ciências humanas e sociais), o Congresso busca enfrentar academicamente o tema “A Questão Socioambiental nos 200 anos do Brasil”.

O evento será realizado por uma iniciativa interinstitucional, envolvendo a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), através do Grupo de Pesquisa Conflitos Socioambientais (GPCONS); a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidade (PPGET), da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND); a Universidade Federal de Goiás (UFG), através do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário (PPGDA). EM termos institucionais, o evento conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Centro de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (CEPEDIS).

Todas as atividades serão realizadas de maneira híbrida, com atividades presenciais e interação remota. Todas as mesas, conferências e palestras serão realizadas presencialmente no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Naviraí, e contarão com transmissão ao vivo pelo YouTube. Os Grupos de Trabalho serão realizados presencialmente no mesmo local, com possibilidade de apresentação de trabalhos na modalidade remota, através de videoconferência.

Maiores informações (programação, edital de chamada de resumos etc.) podem ser acessadas no endereço www.conflitossocioambientais.org.