Chamada de resumos

Os trabalhos científicos do X Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental serão recebidos inicialmente na forma de resumo, conforme normas abaixo, devendo os aprovados serem submetidos posteriormente no formato de artigo completo.

Os Grupos de Trabalho do serão realizados na modalidade presencial e híbrida/remota (através de videoconferências), devendo ser indicada a modalidade no momento da submissão.

Todos os resumos deverão ser submetidos através de formulário próprio, disponível nesta página, e ter pertinência temática com algum dos seguintes Grupos de Trabalho:

GT1) Biodiversidade, espaços protegidos e povos tradicionais

GT2) Natureza, povos e clima na sociedade de risco

GT3) Conflitos socioambientais, territorialidades e fronteiras

GT4) Natureza e povos nas Constituições latino-americanas

GT5) Mulheres e conflitos socioambientais

GT6) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas políticas e práticas socioambientais

GT7) Jusdiversidade e protocolos comunitários

GT8) Agroecologia, sociobiodiversidade e soberania alimentar

.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS

1) Os resumos deverão indicar objetivos, métodos, resultados (ainda que resultados esperados, para pesquisas em curso) e conclusões.

2) Os resumos deverão:

  • possuir entre 250 e 400 palavras, sem referências e/ou citações;
  • ser apresentados em arquivo editável (.odt, .doc ou .docx), em tamanho A4, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo de texto tamanho 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, espaçamento entrelinhas simples, margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm, em parágrafo único;
  • conter entre 3 e 5 palavras-chave separadas por ponto.
  • sugerimos a visualização deste modelo de formatação.

3) Os resumos deverão ser submetidos em português ou espanhol.

4) A submissão do resumo deverá ser feita em dois arquivos enviados no respectivo campo no formulário de submissão disponível nesta página: um arquivo com identificação de autoria e um arquivo sem identificação de autoria.

5) Os resumos que forem aprovados serão publicados em anais com ISSN. Somente estarão aptos para apresentação oral nos Grupos de Trabalho do evento aqueles resumos que forem aprovados e cujos artigos completos foram enviados em conformidade com edital próprio a ser lançado (vide seção datas e prazos abaixo).

6) Os artigos completos deverão ser inéditos e obedecer às normas do evento, a serem publicadas em breve. O envio deverá ser feito antes do evento e, se aprovados, os artigos serão publicados em livros com ISBN.

7) Será permitida coautoria com, no máximo, três pessoas por resumo. Não haverá distinção entre autoria e coautoria.

8) Cada participante poderá enviar no máximo dois resumos ao evento. Não se aplica esta restrição para orientadores/as, cuja vinculação de orientação deve estar cadastrada no currículo lattes.

9) Todos/as os/as autores/as e/ou coautores/as que tiverem seus trabalhos aprovados deverão efetuar individualmente sua inscrição no evento, através de sistema disponível nesta página.

10) Para outros elementos e requisitos deve ser observada a ABNT/NBR 6028/2003.

.

DATAS E PRAZOS

1) Os resumos serão recebidos até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 2 de março de 2023.

2) O resultado da avaliação dos resumos será publicado no dia 15 de março de 2023, no endereço www.direitosocioambiental.org.

3) Os artigos completos deverão ser enviados a partir da divulgação dos trabalhos aprovados, até o dia 15 de maio de 2023 às 23h59 (horário de Brasília). As normas de apresentação dos artigos completos serão publicadas juntamente com a relação de resumos aprovados.

.

________________________________________